Certificação em Comunicação Não Verbal – Descobrir como interpretar/decifrar os gestos do nosso interlocutor. Melhorar relacionamentos!

A importância da linguagem não verbal

Neste curso vamos aprender como detetar mais conscientemente o que dizemos e o que nos dizem através da gestualidade e conhecer técnicas para melhorar a comunicação em tempo real, facilitando a nossa interação relacional com os outros.

O nosso corpo comunica muito mais do que pensamos!

Quando comunicamos revelamos algo mais do que aquilo que falamos. Comunicamos também através dos nossos gestos, expressões faciais, linguagem corporal, tom de voz… Tudo isso transmite aos outros algo daquilo que estamos a pensar e a sentir. Expressamos, assim, diferentes sentimentos, mesmo sem nos dar-mos conta disso. E mesmo quando estamos parados ou em silêncio, os nossos gestos, posturas e expressões faciais falam por nós. É por isso que com um único gesto podemos comunicar sem palavras o nosso estado de espírito ou o sentimento que gostaríamos de transmitir.

Sem percebermos, o nosso corpo transmite constantemente informações sobre as nossas intenções, sentimentos, gostos e personalidade. O nosso o comportamento não verbal informa também sobre o nosso grau de compreensão de uma mensagem e nível de concordância, podendo até contrariar o que estamos a dizer no momento.

Prestar atenção à linguagem não verbal é essencial nos nossos relacionamentos pessoais, laborais e sociais

Ajuda-nos a:

  • Conhecer-nos melhor, tendo uma maior consciência daquilo que transmitimos para os outros
  • Usar a nossa linguagem não verbal de forma mais adequada para acompanhar e reforçar o nosso discurso, tornando-o mais eficiente
  • Obter feedback sobre os efeitos e resultados da nossa mensagem – aprender a ler as reações, gestos e olhares do nosso interlocutor permite-nos identificar o impacto que a nossa comunicação está a ter e, se necessário, adaptá-la em tempo real, favorecendo um maior entendimento do que queremos transmitir, evitando interpretações erróneas

O que distingue este curso?

1. Um curso ÚNICO em Portugal, que aborda disciplinas com base científica para a descodificação da comunicação não verbal inconsciente e semiconsciente, como a disciplina da Sinergologia e a Gestesia, poderosas ferramentas de comunicação

2. Metodologia prática, para que possa ficar com ferramentas práticas para aplicar e desenvolver no seu dia a dia

3. Formador especialista internacional: o curso é ministrado pelo professor Javier Le Bourvellec Franco, um dos poucos sinérlogos certificados em todo o mundo e autor do livro “Déjame verte y te diré quién eres: El superpoder de la Gestesia”

A Certificação está estruturada em 2 níveis (sendo que o nível 1 pode ser frequentado de forma independente):

NÍVEL I:

Sinergologia® aplicada: descodificação da Linguagem Não Verbal Não Consciente Saiba + aqui

NÍVEL II:

Deteção da Mentira (nível avançado): os segredos da psicologia da mentira revelados na linguagem corporal! Saiba + aqui

Alguns mitos comuns sobre a comunicação não verbal…

Sabia que, em metade das vezes que cruzamos os braços e pernas, estamos abertos e alinhados na comunicação? E que a outra metade das vezes estamos desconfortáveis e inseguros, acerca de algo relacionado com a interação em tempo real?

Outra situação muito equivocada é que muitas vezes é dito que tocar no nariz é sinal de mentira, pelo que este gesto também pode significar interesse em relação ao que está a ser dito.

Afirmar e interpretar a linguagem não verbal como negativa ou positiva é correr o risco de entrar numa espiral de análises equivocadas, podendo criar desarmonia nas relações pessoais e, consequentemente, a sua destruição ao longo do tempo.

O que vou aprender neste curso? – ferramentas para:

  • Compreender em tempo real a atitude de pensamentodo seu interlocutor pela sua comunicação não verbal, fazendo uma correta identificação das suas reações
  • Detetar as incongruências entre o que diz e o que pode estar a pensar
  • Identificar as preferências do outro, os seus interesses e valores e inclusive adiantar-se ao seu pensamento
  • Identificar atitudes de abertura ou fecho psicológico na comunicação 
  • Saber como chega a sua mensagem ao outro e reajustar, se necessário para uma melhor interpretação
  • Melhorar as suas relações pessoais e o seu rendimento profissional
  • Melhorar a auto-gestão emocional e o autoconhecimento a nível de pensamentos e sentimentos
  • Com mais de 2500 gestos catalogados e etiquetados, a Sinergologia® permite-nos analisar os seus interlocutores com mais fiabilidade