(+351) 935398088 Inscrições: training@nlpc-incta.com

Saiba mais sobre a PNL

“A Programação Neurolinguística (PNL) é um manual de instruções do cérebro humano. (…) E nada do que ensinarmos vai funcionar se você não se transformar internamente” – Richard Bandler (co-criador da PNL)

A PNL é reconhecida como uma das tecnologias comportamentais mais avançadas de desenvolvimento pessoal e profissional

Descrita como a arte de incentivar a excelência humana, a PNL tem sido pesquisada desde o início da década de 70 do Século XX, a partir dos trabalhos de John Grinder e Richard Bandler da Universidade da Califórnia, EUA.

A 1ª Geração da PNL é o modelo original, desenvolvido nos anos 70 por aqueles autores, a partir do estudo e modelagem de algumas das personalidades mais eminentes do mundo terapêutico da altura, nomeadamente Virginia Satir (Terapia Sistémica), Milton Erickon (Hipnose Terapêutica), Gregory Bateson (Escola de Palo Alto) e Fritz Perls (Terapia Gestalt). Com as primeiras modelagens, foram criadas várias técnicas para atingir resultados de mudança rápida em contextos específicos, focadas na sua maioria na solução de problemas nos níveis de comportamentos e capacidades. Nesta 1ª fase, a PNL centrava-se fundamentalmente no indivíduo.

A 2ª geração da PNL começou a surgir em meados dos anos 1980 e foi-se expandindo para se focar noutros âmbitos para além do contexto terapêutico (as suas ferramentas começam a ser utilizadas em áreas de negociações, liderança, motivação, vendas, saúde e educação). Ainda está centrada no indivíduo, mas agora enfatiza mais as relações com os outros e com nós mesmos. As técnicas da PNL também se ampliaram e agora abrangiam temas dos níveis mais elevados como crenças, valores e metaprogramas e integravam o uso de novas distinções (como a linha do tempo, submodalidades e posições percetivas).

A geração da PNL está a ser desenvolvida desde os meados dos anos 90. As suas aplicações são mais sistémicas e as suas técnicas abordam os níveis mais profundos: a identidade, a missão e a visão. Pode ser aplicada no desenvolvimento de organizações, culturas, equipas e indivíduos. A 3ª geração ampliou o campo de estudo da mente cognitiva (que emerge do cerébro)das primeiras gerações e passou a incluir também a Mente Somática (centra-se no corpo) e o Campo Energético presente no sistema onde atuamos (vem através da nossa conexão e do relacionamento com outros Sistemas à nossa volta). Robert Dilts tem sido um dos principais criadores da 3ª geração da PNL, tendo revolucionado a PNL.

Resumindo: na PNL de 1.ª geração liderava a mente cognitiva (Inteligência Cognitiva) um modelo terapêutico. Na PNL de 2.ª geração foi introduzida a parte somática, as crenças (Inteligência Somática). Na PNL de 3.ª geração existe já a noção de ‘field’ (campo) entre duas pessoas (numa primeira fase – Inteligência Relacional), integrando esse ‘field’ e levando-o muito mais além.

4ª geração da PNL: Robert Dilts, Deborah Bacon Dilts, Judith Delozier e Stephen Gilligan desenvolveram um profundo trabalho com a PNL, fornecendo as mais modernas abordagens em PNL. Gilligan aporta o conceito de generatividade, que se refere à descoberta, atualização e enriquecimento dos recursos internos. Na PNL de 4ª geração estuda-se também a influência das emoções na própria saúde, sabendo-se que estudos recentes comprovam a influência dos pensamentos e dos estados emocionais sobre o controle do sistema nervoso e os disparos bioquímicos que afetam a neurofisiologia humana.  

Practitioner em PNL (foco emocional)

Especialização em foco terapêutico e emocional – Curso reconhecido pela ANN

Master em PNL

Ampliar a visão sistémica da PNL e aprender modelos de mudança a níveis mais profundos

Trainer em PNL

Último nível da certificação completa em PNL. Certifica como Master Trainer em PNL

PNL Business

PNL aplicada nas organizações (esta formação está disponível apenas para empresas)