Como se encontra-se em expansão, é muitas vezes confundido com outros processos ou abordagens, podendo gerar-se alguma confusão. Por isso, é fundamental distinguir-se o trabalho de um Coach do trabalho de outros profissionais. Coaching NÃO é o mesmo que Terapia, Mentoring, Counseling, Consultoria ou Formação.
Afinal, o que é Coaching?
Coaching é um processo de desenvolvimento do potencial de indivíduos, equipas e organizações para o alcance e maximização de determinados objetivos. Trata-se de um processo de aprendizagem e desenvolvimento (um processo evolutivo de reflexão-ação) que visa ajudar as pessoas a alcançar objetivos, transportando-as de onde estão (estado atual) para onde querem chegar (estado desejado), baseando-se nas suas próprias competências e durante o qual descobrem e implementam as suas próprias soluções. A sua essência assenta no pressuposto de que as pessoas encerram em si mesmas a capacidade de se auto-superar, de encontrar as suas próprias respostas e soluções e construir, assim, o seu próprio caminho – Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional – SPCP
Coaching é para mim? Posso ajudar também outras pessoas com o coaching?
Coaching é um processo que permite desbloquear, acionar e maximizar o potencial das pessoas, utilizando uma determinada metodologia, ferramentas e marcos de feedback de apoio e desenvolvimento. Nas diferentes áreas da nossa vida, o Coaching apoia-nos no alcance dos nossos objetivos, sejam eles do âmbito pessoal ou profissional, contribuindo para assumirmos de uma forma mais consciente e ativa as rédeas do nosso caminho.
Quando nos certificamos como Coaches, podemos também desenvolver os nossos serviços para apoiar outras pessoas no alcance dos seus objetivos, contribuindo para estimulá-las a alcançar o seu melhor.
O Coaching ajuda as pessoas a:
- Clarificar, definir e atingir objetivos, transformando intenções em ações concretas
- Ter consciência do seu potencial, utilizá-lo e desenvolvê-lo para chegar onde deseja
- Desenvolver novas perspetivas, formas de pensar e agir e, assim, conseguir outros resultados
- Potenciar a comunicação e relações interpessoais positivas
- Superar limitações, medos e bloqueios, mantendo o foco e a motivação
- Fortalecer a confiança, autoestima e a inteligência emocional